
Jogo do Direito à Migração e Teatro Legislativo na EP 303/304 Norte - Brasília - DF
Pesquisadores: Ana Carolina Souza Castro (doutoranda PPG-Cen UnB), Ana Luiza Ramos da Silva (mestranda PPG-Cen UnB)
Orientação: Luciana Hartmann (UnB).
Colaboradores: Professora Mayra Miranda e turma 9.
Na Escola Parque 303/304 Norte foi desenvolvido o projeto “A Diversidade Cultural em Jogo”, com encontros semanais que objetivavam discutir migração, acolhimento e diversidade cultural com as crianças por meio de atividades teatrais e de outras linguagens artísticas. Como um dos resultados desse trabalho foi criado o jogo de tabuleiro “Direito à Migração”, com formato e regras elaboradas pelos próprios alunos.
No processo, também foi realizado com a turma um projeto de Teatro Legislativo, técnica do Teatro do Oprimido pela qual as crianças criaram cenas-fórum a partir das cartinhas do jogo, intervindo diretamente nas situações apresentadas. Após as intervenções, os e as estudantes formularam propostas de políticas públicas, com alternativas concretas para a inclusão e o acolhimento de crianças migrantes nas escolas.

O lançamento do protótipo do jogo ocorreu na Escola Parque 303/304, no dia 9 de outubro de 2025, com a apresentação de um vídeo sobre o jogo, explicado pelas próprias crianças, e de uma cena de Teatro Fórum para outras turmas. Estas puderam intervir e sugerir soluções para a situação de xenofobia que era apresentada na cena, promovendo debates sobre migração e diversidade cultural.
Essa prática está vinculada à pesquisa de doutorado “Crianças e adolescentes em cena: teatro com estudantes migrantes no DF”, de Ana Carolina de Sousa Castro, e à pesquisa de mestrado “Práticas artístico-pedagógicas para o acolhimento e integração de migrantes e refugiados nas escolas: produção de recursos educativos em parceria com crianças”, de Ana Luiza Ramos da Silva, ambos desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UnB (PPGCEN), sob orientação da professora Luciana Hartmann.





.png)