top of page

Artigos

✷ Autores da Rede Infâncias Protagonistas.

Título
Autores
Data de publicação
Download

Apresentação ao Dossiê Migrações e Deslocamentos Contemporâneos. - 

Desenvolvimento Socioeconômico Em Debate, v. 9, p. 1-3

CECHINEL, M. M.,ASSIS, G.,ZANINI, M. C. C. ✷
2023

Inmovilidad, miedo e incertidumbre: brasileños en Italia (y Europa) durante la pandemia de covid-19, 2020-2021. - 

Carta Económica Regional, v. 35, p. 85-100

ZANINI, M. C. C. ✷
2023

Play and learn: Children's agency through the COVID-19 pandemic in Mozambique. - 

Children & Society, v. 37, p. 270-287

PASTORE, M. N. ✷,SALVI, F.
2023

"Não fala o nome dele, senão ele vai aparecer aqui": interseccionalidade e performance em narrativas de crianças pequenas. -

Revista Brasileira de Estudos da Presença [EPERIODICO], v. 13, p. 1-23.

HARTMANN, L. ✷,VIEIRA, D. C. S. C. ✷
2023

O menino que não pôde voltar para casa: crianças migrantes venezuelanas em Roraima - RR. -

Insurgência: Revista de Direitos e Movimentos Sociais, v. 9, p. 205-226

LAURIOLA, J. L. ✷,HARTMANN, L. ✷,FLEISCHER, S.
2023

As infâncias contemporâneas e as telas: entrelaces da pesquisa com crianças, mídias e educação (entrevista). - 

Revista Com Censo Estudos Educacionais Do Distrito Federal, v. 10, p. 102-104

GIRARDELLO, G. ✷,FARIAS, M. J. A.
2023

Protagonismo Das Expressões Artísticas Amazônicas No Ensino De Artes Na/Para A Educação Básica: Quando O Seu Ouvir, Ver E Fazer (In)Surge. - 

Revista Exitus, v. 13, p. 1-25

​LEMOS, D. M.,BAPTAGLIN, L. ✸
2023

Povos indígenas e Educação escolar na Amazônia Brasileira: experiências docentes. - 

Revista brasileira de educação do campo, v. 8, p. 1-22

SOUSA, W. C. A.,FERREIRA, E. C.,MADURO, R. P.,RAMOS, T. L. C.,VIZOLLI, I.,AGUIAR, J. V. S.,BAPTAGLIN, L. ✸,GONCALVES A, C. B.
2023

Outros repertórios sobre a infância: a criança em obras literárias. - 

Teias (Rio de Janeiro), v. 24, p. 96-112

FANTIN, M.,GIRARDELLO, G. ✷,SANTOS, J. D. A.
2023

Ações da terapia ocupacional com crianças em pandemia: reflexões para uma prática emancipatória. - 

Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional, v. 6, p. 1053-1064

PASTORE, M. N. ✷,GODOY-VIEIRA, A.,RODRIGUES, C.,RUSSO, J.
2022

Crianças e adolescentes refugiadas no Rio de Janeiro: quais políticas? 

- Revista TransVersos, n. 26, p. 91-112

INOUE, M.,PAIVA, A. R de
2022

Crianças imigrantes e refugiadas na Educação Básica brasileira: uma proposta pedagógica de uso da literatura de migração para a promoção de uma política de acolhimento

- Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 1056–1074

LOPES, L. P. S.
2022

OS IMIGRANTES CHEGAM ÀS ESCOLAS… e as políticas públicas? 

- Revista Teias, v. 23, n. 69, p. 147-163

RODRIGUES, M. M.,DAMASIO, M. J.
2022

ENTRE PEDAGOGIAS E SABERES “OUTROS”: contribuições da interculturalidade para o direito à educação de migrantes no Brasil 

- Revista Teias, v. 23, n. 69, p. 178-193

BERTOLDO, J.,FRIEDRICH, T. S.
2022

Relação família-escola de crianças imigrantes na educação infantil: o que as pesquisas (não) têm a dizer? 

- Revista Teias, v. 23, n. 69, p. 91-114

SANTOS, M. de S. dos,ALVES, R. A. R.,MACHADO, E. E.
2022

O Ensino Da Arte Na Aldeia E Na Escola Indígena: Conhecimentos Tradicionais E Conhecimentos Contemporâneos. - 

Cadernos Cedes (Unicamp) Impresso, v. 42, p. 41-50

KUĨ, H.,ARAÚJO, H. ✷
2022

EDUCAÇÃO PARA ALÉM DA MATRÍCULA: crianças migrantes, refugiadas, e a Resolução nº 1/2020 

- Revista Teias, v. 23, n. 69, p. 134-146

AZEVEDO, R. S. de,AMARAL, C. T. do
2022

MIGRAÇÃO E REFÚGIO: desafios educativos entre desigualdades e diferenças 

- Revista Teias, v. 23, n. 69, p. 2-18

BRENNER, A. K.,ALVARENGA, M. S. de
2022

Infância, performance e interseccionalidade: aproximações com a produção científica contemporânea nos campos das artes cênicas e da educação infantil. - 

Revista cidade nuvens, v. 02, p. 37

VIEIRA, D. C. S. C. ✷
2022

Pesquisa com crianças moçambicanas: ética, construção e relações. - 

ÁLTERA REVISTA DE ANTROPOLOGIA, v. 2, p. 245-266

PASTORE, M. N. ✷
2022

A estética do oprimido em tempos pandêmicos: uma experiência com professores de artes do distrito federal. - 

REVISTA CENA, v. 22, p. 01-12

HARTMANN, L. ✷,CASTRO, A. C. S. ✷
2022

Os impactos da pandemia de Covid-19 para as mulheres imigrantes no Brasil: mobilidade e mercado de trabalho. - 

Sociedade e Estado, v. 36, p. 891-914

TONHATI, T. M. ✷,MACÊDO, M.
2021

O Acolhimento de Crianças Refugiadas no Brasil 

- Cadernos Eletrônicos Direito Internacional sem Fronteiras, v. 3, n. 2

CARNEIRO, J. C.,CAVALCANTI, C.,SOUSA, V.
2021

Simmel, Love and the Foreigner: Is Love Between Borders a Love Without Limits?. - 

Simmel Studies, v. 25, p. 151

ZANINI, M. C. C. ✷,KESSLER, C. S.
2021

A contingência pandêmica e os impactos migratórios: uma análise dos atos normativos de fechamento da fronteira entre Brasil e Venezuela 

- IdeAs. Idées d'Amériques, n. 18

RIBEIRO, N.,SENA, L.
2021

Crianças e Mídias: três polêmicas e desafios contemporâneos. - 

Cadernos CEDES (UNICAMP) Impresso, v. 41, p. 33-43

GIRARDELLO, G. ✷,FANTIN, M.,PEREIRA, R. S.
2021

Fundamentalismos religiosos e pequena infância: reflexões que importam à educação. -

Zero-A-Seis (Florianópolis), v. 23, p. 1034-1060

AVIZ, R. F. de ✷,GIRARDELLO, G. ✷
2021

Caminhos da participação social na formulação de políticas públicas: infância e migração internacional em São Paulo 

-  Zero-a-seis, v. 23, n. 43, p. 627-651

WALDMAN, T.,BREITENVIESER, C.
2021

Crianças Deslocadas: Narrativas em territórios das palavras

- Zero-a-seis, v. 23, n. 43, p. 602-626

MOTTA, F.,LOPES, J. J.
2021

Narrativas na educação infantil: memórias entrecruzando infâncias. - 

TEXTURA - ULBRA, v. 23, p. 270-288

ARAÚJO, H. ✷
2021

O trabalho do professor com crianças imigrantes e refugiadas: um estudo teórico do contexto brasileiro 

- Revista Profissão Docente, v. 21, n. 46, p. 01-21

AZEVEDO, R. S. de,AMARAL, C. T. do
2021

Os Direitos Humanos Das Crianças Refugiadas No Brasil Do Século Xxi: Interfaces Educacionais

- Inter-Acao, v. 46, n. 2

CARVALHO, G. de
2021

Crianças imigrantes:“necessárias”,“invisíveis”, mas “perigosas”

- Zero-a-seis, v. 23, n. 43, p. 370-398

DEMARTINI, Z.
2021

Diversidade Cultural: Processos Migratórios E A Educação Municipal De Boa Vista-RR. -

Revista Exitus, v. 11

BAPTAGLIN, L. ✸,MONTEIRO, P. de S. S.
2021

Jugar, musicar y crear: los niños y las niñas (en)cantan la vida en Mozambique. - 

Sociedad e Infancias, v. 5, p. 5-18

PASTORE, M. N. ✷
2021

DIVERSIDADE CULTURAL: processos migratórios e a educação municipal de Boa Vista-RR

- Revista Exitus, v. 11

BAPTAGLIN, L. ✸,MONTEIRO, P.
2021

Caderno de Debates Refúgio, Migrações e Cidadania v.15

- Brasília, v.15, n.15. Anual. ISSN: 1984.2104

Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH)
2021

O poder do faz-de-conta e a experiência narrativa das crianças: inspirações da obra de Vivian Gussin Paley. - 

REVISTA EM ABERTO - INEP, v. 34, p. 139-150

GIRARDELLO, G. ✷
2021

Infâncias, crianças e travessias: em que barcos navegamos?. - 

Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, v. 29, p. 1-12

PASTORE, M. N. ✷
2021

Alunos Haitianos, a busca de um sonho (im) possível: a realidade vivida por crianças migrantes na avaliação escolar 

- Revista Inter Ação, v. 46, n. 2, p. 679-695

ALEXANDRE, I. J.,VIEIRA, P. A.
2021

Amoras DF: Trajetórias e possibilidades das linguagens artísticas a partir das mídias digitais.  -

Natal: e-book, 2021 (contação de histórias, brincadeiras e músicas).

LEITE, C. A. ✷,RESENDE, T. F. ✷
2021

-

Imigração no Brasil e o processo de escolarização para as crianças e adolescentes imigrantes 

- Revista Entreideias: educação, cultura e sociedade, v. 10, n. 2

ROLDÃO, S.,FERREIRA, J.,BRANCO, V.
2021

A poética das brincadeiras cantadas para as infâncias. - 

BRASILIA: GDF - SEEDF, 2021 (Caderno da SEEDF, organizado pela DIINF: O brincar como direito dos bebês e das crianças).

LEITE, C. A. ✷
2021

“Um filho no mundo e um mundo virado": uma análise sobre obstáculos à efetividade do acesso à educação de crianças refugiadas no Brasil.

- Zero-a-Seis, v. 23, n. 43, p. 703-729

TONETTO, M. L.,GOMES, J. F.
2021

O cotidiano de três famílias brasileiras em Cali-Colômbia: entre cheiros, texturas e temperos se negociam pertencimentos. - 

Periplos, v. 5, p. 62-86

ERAZO, D. P. B.,ZANINI, M. C. C. ✷
2021

Documentário dirigido para o público infanto-juvenil: um recurso para a visibilidade da criança refugiada

- Zero-a-seis, v. 23, n. 43, p. 471-494

RODRIGUES, S. C.
2021

Crianças migrantes e o direito à educação: leituras e conversas com equatorianos na atuação voluntária do grupo DIASPOTICS

- REMHU: Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana, v. 28, p. 167-185

ASSUMPÇÃO, A. M.,COELHO, J. P.
2020

Entre flores, borboletas e joaninhas: representações da deficiência na literatura infantil brasiliense. - 

Revista Com Censo Estudos Educacionais Do Distrito Federal, V. 7, P. 181-187

VIEIRA, D. C. S. C. ✷,MADEIRA-COELHO, C. M.,VELHO, C. H. M.
2020

A produção do olhar sobre infância e protagonismo infantil na formação de professores de Artes Cênicas. - 

Revista da Fundarte, v. 42, p. 2-24

HARTMANN, L. ✷,ARAÚJO, H. ✷
2020

Ideias de música no coro infantil: por que e para quem as crianças cantam?. - 

Revista da Abem, v. 28, p. 328-343

BRITO, D. F. V.,BEINEKE, V ✷
2020

A (in) observância dos direitos das crianças refugiadas venezuelanas em Roraima

- Brazilian Journal of International Relations, v. 9, n. 2, p. 374-404

RAFFOUL, J.
2020

Luta pela terra, performance e protagonismo infantil no I Encontro Nacional das Crianças Sem Terrinha (Brasília, 2018). -

REVISTA TOMO, v. 37, p. 253-287

HARTMANN, L. ✷,SOUZA, J. R.,CASTRO, A. C. S. ✷
2020

Imigração de mulheres no Brasil: movimentações, registros e inserção no mercado de trabalho formal (2010-2019)

- Périplos: Revista de Estudos sobre Migrações, [S. l.], v. 4, n. 2

TONHATI, T. M. ✷,MACÊDO, M. de
2020

Os desafios da nova política migratória brasileira diante do fluxo migratório haitiano. -

Revista Política, Globalidad y Ciudadanía, v. 6, p. 124-145

CAVALCANTI, L.,CORDOVA, L.,MACÊDO, M.,TONHATI, T. M. ✷
2020

Contribuições e potencialidades da atuação em rede: 15 anos da Rede Solidária para Migrantes e Refugiados – RedeMiR. - 

Migração e Refúgio: ação em rede e práticas acolhedoras no Brasil. 2.ed.

MILESI, R. ✷,COURY, P.
2020

A migração haitiana e a construção de seus Nortes?: Brasil um Norte? alternativo e temporário. - 

Revista brasileira de sociologia, v. 8, p. 126-147

​DIEME, K.,TONHATI, T. M. ✷,CORDOVA, L.
2020

É Cinderela Ou Branca De Neve? - A Experiência Estética De Crianças Em Atividade Com Conto De Fadas / Is it Cinderella or Snow White? - The aesthetic experience of children in activity with a fairy tale. - 

Pensares em revista, v. 18, p. 52-69

VIEIRA, D. C. S. C. ✷
2020

O imigrante na política educacional brasileira: um sujeito ausente

- Praxis Educativa, v. 15

OLIVEIRA, D.
2020

Crianças em situação de imigração na escola pública: percepções de docentes

- Cadernos de Pesquisa, v. 50, p. 256-272

RUSSO, K.,MENDES, L.,BORRI-ANADON, C.
2020

Imigração de mulheres no Brasil: movimentações, registros e inserção no mercado de trabalho formal (2010-2019). - 

Périplos, v. 4, p. 125-155

TONHATI, T. M. ✷,MACÊDO, M.
2020

Identidades Estrangeiras na Narrativa de Uma Telenovela Brasileira: O Processo De Recepção De Caminho Das Índias. - 

Animus (Santa Maria. Online), v. 19, p. 219-237

PECIAR, P. L. R.,ZANINI, M. C. C. ✷
2020

Invenções na terra das crianças: construção de identidades e ideias de autoria na aula de música. -

In: SCHAMBECK, Regina Finck; FIGUEIREDO, Sérgio Luiz F. de; BEINEKE, Viviane. (Org.). Processos e práticas em educação musical : formação e pesquisa. 1ed.Belo Horizonte: Fino Traço, v. , p. 211-226

MACHADO, C. M. P. ✷
2019

O leitor ideal(izado) do Livro para a Infância: criação e recepção estética. - 

Manuscrítica (São Paulo), v. 37, p. 80-90

ARAÚJO, H. ✷,GAMA, M.
2019

Paradoxos na educação: inserção e alteridade de imigrantes nas relações escolares

- Revista e-Curriculum, v. 17, n. 1, p. 304-312

VÉRAS, M.
2019

Língua, Cultura E Identidade: Desafios Dos Indígenas No Ambiente Escolar Urbano De Boa Vista/RR. -

Revista Cocar (Online), v. 13, p. 827-843

SOUSA, W. C. A.,BAPTAGLIN, L. ✸
2019

O reconhecimento da cidadania italiana como fato, valor e processo: o passaporte como símbolo de italianidade. - 

REMHU (BRASÍLIA), v. 27, p. 165-180

COSTA, J.,ZANINI, M. C. C. ✷
2019

Educação e Imigração: a importância do ensino da Sociologia para imigrantes. - 

Revista de estudos e pesquisas sobre as Américas, v. 13, p. 268-278

TONHATI, T. M. ✷
2019

Pequenas resistências: contação de histórias, performance e protagonismo infantil na escola. - 

Urdimento (UDESC), v. 1, p. 19-35

HARTMANN, L. ✷,SILVA, S. T.
2019

Cenários de pesquisa com e sobre crianças: mídia, imagens e corporeidade. - 

PERSPECTIVA (UFSC) (ONLINE), v. 37, p. 100-124

FANTIN, M.,GIRARDELLO, G. ✷
2019

Onça, veado, Maria: literatura infantil e performance em uma pesquisa sobre diversidade cultural em sala de aula. - 

EDUCAR EM REVISTA, v. 34, p. 71-86

HARTMANN, L. ✷
2018

Crianças-Migrantes no Brasil: vozes silenciadas e sujeitos desprotegidos

- O social em questão, v. 21, n. 41, p. 155-176

CANTINHO, I.
2018

Criança e Infância no Brasil do Século XXI. -

Panacea - Revista de Estudos sobre Teatro para Crianças e Jovens, v. 1, p. 11-16

GIRARDELLO, G. ✷
2018

Crianças como críticos musicais em sala de aula: processos intersubjetivos na aprendizagem criativa. - 

OPUS (Belo Horizonte, Online), v. 24, p. 153-166

BEINEKE, V ✷
2018

A Criança Protagonista: propostas de transformação do espaço-tempo escolar em uma escola de Educação Infantil. - 

Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, v. 5, p. 150-168

HARTMANN, L. ✷,GASPERINI, L. E.
2018

Muralismo e Intervenções Contemporâneas: Um Projeto De Incentivo À Arte. - 

Revista Compartilhar, v. 2, p. 1-15

BAPTAGLIN, L. ✸,RIBEIRO, R. P.
2018

Acolhida, proteção e integração de venezuelanos no Brasil: a atuação do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH). -

In: BAENINGER, R.; SILVA, J. C. J. (coord.). Migrações Venezuelanas. Campinas: NEPO/Unicamp, pp. 72-77

MILESI, R. ✷,COURY, P.
2018

Imaginação Em Ação: Criando E Recriando Histórias Na Educação Infantil. - 

Revista Com Censo Estudos Educacionais Do Distrito Federal, v. 5, p. 139-145

VIEIRA, D. C. S. C. ✷
2018

Crianças inventando mundos e a si mesmas: ideias para pensar a autoria narrativa infantil. -

CHILDHOOD & PHILOSPHY, v. 14, p. 71-92

GIRARDELLO, G. ✷
2018

Tecnologias de governo e migração internacional: pistas para pensar as experiências das crianças em situação de refúgio no Brasil

- Revista de Estudos Empíricos em Direito, v. 5, n. 3

RIFIOTIS, F.
2018

A crescente imigração no Brasil e seus reflexos na escola pública

AZEVEDO, R. S. de,AMARAL, C. T. do
2018

Vozes em diáspora: como crianças imigrantes contam suas histórias. - 

Museo de Antropologia. Revista, v. 11, p. 83-90

HARTMANN, L. ✷
2018

Eles brincam de guerra mundial: protagonismo infantil em narrativas de crianças imigrantes.  -

Educação Em Foco (Juiz De Fora), v. 23, p. 923-943

HARTMANN, L. ✷
2018

Desafios da Diversidade em Sala de Aula: Um Estudo Sobre Performances Narrativas de Criancas Imigrantes. - 

Cadernos Cedes (Impresso), v. 37, p. 45-64

HARTMANN, L. ✷
2017

Fazendo memória do processo de construção da Lei de Refugiados no Brasil. - 

Caderno de Debates: refúgio, migrações e cidadania, n. 12, pp. 47-73

MILESI, R. ✷,ANDRADE, W. C.
2017

A crise social desenhada pelas crianças: imaginação e conhecimento social

- Educar em revista, p. 17-34

SARMENTO, M.,TREVISAN, G.
2017

Crianças desacompanhadas na América Latina: reflexões iniciais sobre a situação na América Central

- Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, v. 5, n. 1, p. 77-96

MARTUSCELLI, P.
2017

Desafios para inclusão de imigrantes em escolas de regiões fronteiriças

- Textos e Debates, [S. l.], v. 2, n. 30

SOUZA, J. de
2016

Os menores estrangeiros isolados ou não acompanhados em França e Portugal: a “batata quente”

- Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, v. 29, p. 171-198

ROSA, V.
2015

Escola, comunidade e território: dinâmicas educativas locais na integração de populações imigrantes na área metropolitana de Lisboa

- Revista Interacções, v. 10, n. 29

HORTAS, M. J.,MARTINS, C.,DIAS, A.
2014

Em defesa dos direitos dos migrantes. Entrevista a Rosita Milesi. - 

Revista Interdisciplinar de Mobilidade Humana – Migrações forçadas – Relatos e reflexões. V. 22, Nº 43

MILESI, R. ✷
2014

Apresentação. Cadernos de Debates Refúgio, Migrações e Cidadania. V. 8, Nº 8

MILESI, R. ✷
2013

Desigualdades de desempenho escolar: etnicidade, género e condição social em escolas básicas da Área Metropolitana de Lisboa

- Sociologia, n. temático: Imigração, Diversidade e Convivência Cultural, p. 185-210

SEABRA, T.
2012

A escola do ponto de vista das crianças: avaliação, sentimentos e representações em alunos da escolaridade obrigatória

- Cidades-Comunidades e Territórios, p. 105-119

SEABRA, T.
2006

Competência social infantil: análise discriminante entre crianças imigrantes e não imigrantes no contexto escolar de Porto Alegre

- Psicologia em Estudo, v. 8, p. 115-122

PIZZINATO, A.,SARRIERA, J.
2003
bottom of page