top of page
Teatro O Bando e Escola Básica Maria de Deus da Luz Ramos - Lisboa
Pesquisadora: Profa. Me. Patricia Caetano de Oliveira Anthony (Universidade Regional do Cariri - URCA - CE e Universidade de Lisboa - ULisboa)

A pesquisa de campo está vinculada ao Projeto de Doutoramento Migrações em Cena, Linha de pesquisa: Prática como investigação no Programa de Pós-Graduação Estudos de Teatro da Faculdade de Letras - FLUL da Universidade de Lisboa - ULisboa, sob orientação da professora Dra. Catarina Firmo e Co-orientação da professora Dra. Luciana Hartmann.

Em Portugal, a pesquisa de campo foi desenvolvida em Lisboa e arredores contemplando dois estudos de caso: o Movimento Zebra[1]  - Teatro O Bando e o espetáculo As mãos das Águias[2] - O Plano / Galateia[3], o segundo espetáculo foi o estudo de caso partilhado no I Encontro Internacional Infâncias Protagonista. A pesquisadora acompanhou o processo de uma Oficina de dramaturgia para e com crianças migrantes e/ou integrantes de famílias migrantes na escola básica Maria de Deus da Luz Ramos no Bairro das Galinheiras junto às ações do Festival Todos Caminhadas de Culturas, edição 2022. Foram oferecidas simultaneamente às crianças dessa escola, Oficinas de linguagens teatrais e linguagens visuais, para a composição da identidade visual do espetáculo. No Brasil, a pesquisa contemplou o estudo de caso do espetáculo O Agora que Demora - Nossa Odisséia II[4], de Christiane Jatahy.

 

[1] MOVIMENTO ZEBRA (2020) - Teatro O Bando

[2] AS MÃOS DAS ÁGUIAS (festivaltodos.com)

[3] O Plano / Galateia co-produção Festival Todos, FIAR - Festival Internacional de Artes de Rua e Festival Sementes apoio financeiro Fundação GDA apoio material cenográfico Teatro O Bando parceria Festival Altitudes, Festa do Teatro de Setúbal, Um Colectivo, Instituto Piaget, Escola Básica de Vila Aboim, Escola Básica Maria da Luz Deus Ramos

[4] Ver mais em O agora que demora - Christiane Jatahy

bottom of page