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Artigos
2022
LOPES, L. P. S. Crianças imigrantes e refugiadas na Educação Básica brasileira: uma proposta pedagógica de uso da literatura de migração para a promoção de uma política de acolhimento. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 1056–1074, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v11n3a2022-64309. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/64309. Acesso em: 23 nov. 2023. 

INOUE, Marileia; DE PAIVA, Ariane Rego.
Crianças e adolescentes refugiadas no Rio de Janeiro: quais políticas?. Revista TransVersos, n. 26, p. 91-112, 2022. 

AZEVEDO, Rômulo Sousa de; AMARAL, Cláudia Tavares do.
EDUCAÇÃO PARA ALÉM DA MATRÍCULA: crianças migrantes, refugiadas, e a Resolução nº 1/2020. Revista Teias, v. 23, n. 69, p. 134-146, 2022. 

FRIEDRICH, Tatyana Scheila; BERTOLDO, Jaqueline.
ENTRE PEDAGOGIAS E SABERES “OUTROS”: contribuições da interculturalidade para o direito à educação de migrantes no Brasil. Revista Teias, v. 23, n. 69, p. 178-193, 2022. 

BRENNER, Ana Karina; ALVARENGA, Marcia Soares de.
MIGRAÇÃO E REFÚGIO: desafios educativos entre desigualdades e diferenças. Revista Teias, v. 23, n. 69, p. 2-18, 2022. 

DAMASIO, Marcia Jose; RODRIGUES, Marilda Merência.
OS IMIGRANTES CHEGAM ÀS ESCOLAS… e as políticas públicas?. Revista Teias, v. 23, n. 69, p. 147-163, 2022. 

SANTOS, Márcia de Souza dos; ALVES, Rosimária Aparecida Ruela; MACHADO, Erica Esch.
Relação família-escola de crianças imigrantes na educação infantil: o que as pesquisas (não) têm a dizer?. Revista Teias, v. 23, n. 69, p. 91-114, 2022. 
 
2021
ROLDÃO, Sandra Felicio; DE LIMA FERREIRA, Jacques; BRANCO, Veronica. Imigração no Brasil e o processo de escolarização para as crianças e adolescentes imigrantes. Revista Entreideias: educação, cultura e sociedade, v. 10, n. 2, 2021.

ALEXANDRE, Ivone Jesus; DOS SANTOS VIEIRA, Paulo Alberto.
Alunos Haitianos, a busca de um sonho (im) possível: a realidade vivida por crianças migrantes na avaliação escolar. Revista Inter Ação, v. 46, n. 2, p. 679-695, 2021.

BERNARDES RIBEIRO, Nicolli; SENA, Lucas.
A contingência pandêmica e os impactos migratórios: uma análise dos atos normativos de fechamento da fronteira entre Brasil e Venezuela. IdeAs. Idées d'Amériques, n. 18, 2021.   

WALDMAN, Tatiana Chang; BREITENVIESER, Camila Barrero.
Caminhos da participação social na formulação de políticas públicas: infância e migração internacional em São Paulo. Zero-a-seis, v. 23, n. 43, p. 627-651, 2021. 

MOTTA, Flávia Miller Naethe; LOPES, Jader Janer Moreira.
Crianças Deslocadas: Narrativas em territórios das palavras. Zero-a-seis, v. 23, n. 43, p. 602-626, 2021. 

DEMARTINI, Zeila de Brito Fabri.
Crianças imigrantes:“necessárias”,“invisíveis”, mas “perigosas”. Zero-a-seis, v. 23, n. 43, p. 370-398, 2021. 

BAPTAGLIN, Leila Adriana; MONTEIRO, Patrícia de Sousa Silva.
DIVERSIDADE CULTURAL: processos migratórios e a educação municipal de Boa Vista-RR. Revista Exitus, v. 11, 2021. 

RODRIGUES, Susy Cristina.
Documentário dirigido para o público infanto-juvenil: um recurso para a visibilidade da criança refugiada. Zero-a-seis, v. 23, n. 43, p. 471-494, 2021 

CARNEIRO, Julia Costa; CAVALCANTI, Camilla Martins; SOUSA, Vanessa de Lima Marques Santiago.
O Acolhimento de Crianças Refugiadas no Brasil. Cadernos Eletrônicos Direito Internacional sem Fronteiras, v. 3, n. 2, 2021. 

DE AZEVEDO, Rômulo Sousa; DO AMARAL, Cláudia Tavares.
O trabalho do professor com crianças imigrantes e refugiadas: um estudo teórico do contexto brasileiro. Revista Profissão Docente, v. 21, n. 46, p. 01-21, 2021. 

DE CARVALHO, Giovana Florêncio.
Os Direitos Humanos Das Crianças Refugiadas No Brasil Do Século Xxi: Interfaces Educacionais. Inter-Acao, v. 46, n. 2, 2021. 

TONETTO, Maria Luiza Posser; GOMES, Joséli Fiorin.
“Um filho no mundo e um mundo virado": uma análise sobre obstáculos à efetividade do acesso à educação de crianças refugiadas no Brasil. Zero-a-Seis, v. 23, n. 43, p. 703-729, 2021. 
2020

INSTITUTO MIGRAÇÕES E DIREITOS HUMANOS. Caderno de Debates Refúgio, Migrações e Cidadania. Brasília, v.15, n.15, 2020. Anual. ISSN: 1984.2104. 
 

RUSSO, Kelly; MENDES, Leila; BORRI-ANADON, Corina. Crianças em situação de imigração na escola pública: percepções de docentes. Cadernos de Pesquisa, v. 50, p. 256-272, 2020. 
 

ASSUMPÇÃO, Adriana Maria; TEIXEIRA COELHO, João Paulo Rossini. Crianças migrantes e o direito à educação: leituras e conversas com equatorianos na atuação voluntária do grupo DIASPOTICS. REMHU: Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana, v. 28, p. 167-185, 2020. 
 

TONHATI, Tania Mara Passarelli; MACÊDO, Marília de. Imigração de mulheres no Brasil: movimentações, registros e inserção no mercado de trabalho formal (2010-2019). 2020. 
 

OLIVEIRA, Dalila Andrade. O imigrante na política educacional brasileira: um sujeito ausente. Praxis Educativa, v. 15, 2020. 
 

RAFFOUL, Jacqueline. A (in) observância dos direitos das crianças refugiadas venezuelanas em Roraima. Brazilian Journal of International Relations, v. 9, n. 2, p. 374-404, 2020. 

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